quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Intervenção Urbana




Intervenção realmente curiosa é um tipo de graffiti muito dificil de se pensar e de se achar.
Acho genial o pensamento geral sobre a cidade que alguns artistas tem, não apenas criar uma arte apartir de um muro, mais criar uma intervenção onde o tema do graffiti é a própria cidade. Não sei se é a formula secreta, mais provavelmente esses artistas fazem parte, se informam sobre, criticam e observam a cidade onde vivem. isso é um ponto onde vários grafiteiros se esquecem de fazer quando vão elaborar suas peças. Pensar o que vai cair bem na cidade. O que tem haver, pois o publico de nossa arte é o povo, meu objetivo pelo menos é tentar tocar em alguma emoção ou pensamento onde faça alguma diferença para o espectador. Tanto criticando, satirizando, citando e adicionando realmente algo para a cidade. Um artista "clássico" desse tipo de intervenção é o famoso banksy. Que já semeou a discórdia através de seus stencils por toda Londres.


Temos no brasil vários artistas desse conceito também, como Mundano (SP),um artista que na maioria das vezes escreve ótimas frases de efeito relacionadas a são paulo, ao brasil e à política, podemos citar "São Paulo é um cinzeiro!".
É uma idéia que tem que ser bem pensada por nós (grafiteiros) antes de realizarmos nosso rolés, porque são os detalhes que fazem a diferença.

abraços. ks

2 comentários:

  1. Certamente. A responsabilidade social e politicas das intervenções deve ser considerada. As vezes não paramos para pensar no poder de que a arte de rua tem. A arte de rua choca, assusta, impressiona, entre outras reações que se manifestam na maioria das pessoas.
    Os gemeos comentam o fato numa entrevista, citam também o fato de que o graffiti não tem barreiras, voce faz um graffiti numa avenida, e todos que passam veêm, desde o catador de reciclagem até o embaixador americano.

    ResponderExcluir
  2. tda forma de arte deve ter sua parte critica, bem dosada com a arte, por si só.
    acho que já que tdos ouvem, lêem, vêem ou seja lá o que for, deve-se passar uma boa mensagem nisso tdo e creio eu, que o grafite se nao uma das melhores formas de fazer isso, é um com certeza um grande meio, já que está espalhado pelas cidades, e pode ser feita em qualquer lugar...acho legal essa ideia dos grafiteiro, de nao só mostrar a arte, como dizer algo que realmente interesse com ela...
    e chei mto foda essa imagnes aí, mto bem pensando os trampos e pá...
    abraços!

    ResponderExcluir